Experiência mobile deve ser levada em conta na hora de abrir ou adaptar loja virtual no segmento e-commerce para facilitar as vendas
Em um mundo cada vez mais globalizado e online, acessar a internet e consumir conteúdo é tão corriqueiro quanto almoçar e escovar os dentes. Mais do que isso, o acesso móbile é uma realidade cada vez mais freqüente: em 2014, o celular ultrapassou o laptop pela primeira vez como principal meio de acesso. A cada cinco residências brasileiras, quatro utilizam o celular para navegar na grande rede. No Nordeste, por exemplo, essa estatística aumenta ainda mais: 92,5% dos domicílios usam o celular para acesso à internet.
No entanto, este grande índice não reflete as compras efetuadas online com o celular: apenas 3% dos entrevistados em pesquisas recentes afirmaram usar o smartphone para comprar em uma loja virtual. Isso se explica devido ao fato de a experiência do usuário nas lojas virtuais via acesso móbile não ser pensada, sobretudo no e-commerce. Os Custom Management System (CMSs) de uma loja virtual possuem códigos e módulos mais complexos que um site convencional, de maneira que isso pode refletir na experiência móbile. O que ocorre é que a dificuldade em fazer um site responsivo pode levar sites desenvolvidos para desktop a se transformarem em sites para celular, em uma espécie de ‘gambiarra’. Veja abaixo 3 aspectos para atentar na hora de criar ou adaptar sua loja virtual:
VELOCIDADE DE CARREGAMENTO: poucos segundos a mais no tempo de carregamento de uma loja virtual podem resultar em muita diferença nas vendas. Por isso, é preciso atentar para detalhes no seu site, como itens com maior impacto sobre a velocidade, como imagens. Códigos JavaScript e de outros tipos que devem carregar ao mesmo tempo e depois da primeira dobra – a primeira parte do site que aparece no dispositivo sem termos que usar a barra de rolagem..
USABILIDADE: navegar em um site com uma tela de 14 polegadas de um laptop e acessar o mesmo site utilizando os dedos em uma tela de 4 polegadas são experiências distintas. Adaptar sua loja virtual, portanto, vai muito além do que apenas redimensioná-la. Botões, campos de texto, textos e ícones de navegação devem ser pensados em termos de tamanho, posicionamento, cor e interação, entre outros. Tenha certeza que um dedo é muito menos preciso que um clique na hora de tomar estas decisões.
INTEGRAÇÃO COM AS REDES SOCIAIS: brasileiros gastam 650 horas/mês em redes sociais – 60% a mais que a média global. Nelas, encontramos e nos informamos sobre os conteúdos e produtos que iremos consumir. Pensando nisso, é fundamental que o seu negócio, além da loja virtual, esteja integrado nas redes sociais com parte da sua estratégia digital. Se levarmos em consideração que é através dos dispositivos móbiles que somos lembrados das ultimas notificações, fica mais fácil entender a importância desta integração.
Com celulares cada vez mais poderosos, a tendência é que outros dispositivos tornem-se secundários na realização de diversas tarefas, incluindo fazer comprar. Sendo assim, não deixe de pensar na sua loja virtual para telas pequenas.
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