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E-mail marketing: a importância para os negócios

06.12.2016

Como fazer para manter o bom relacionamento com o cliente usando e-mail marketing

e-mail marketing

Não há dúvida sobre a importância do e-mail marketing para a divulgação da marca, seja para o lançamento de um produto novo, descontos e promoções ou simplesmente para manter o contato com felicitações em datas comemorativas. Porém, vale ressaltar que o excesso de e-mails pode ser prejudicial no planejamento estratégico feito pela agência de marketing digital. Uma pesquisa feita no Reino Unido afirma que metade dos consumidores tem contas de e-mail fantasmas, pois deixaram de usar devido à alta frequência de recebimento de e-mail marketing. O e-mail deixou de ser essencial para a comunicação com a evolução tecnológica dos smartphones, já que no telefone o consumidor pode ter acesso às informações por meio de outros meios de comunicação. O principal motivo para abandonar o e-mail é o fato de receber muitas mensagens. Entre os mais novos, esse índice é superior se comparado aos consumidores mais velhos, 58% a 27%, segundo a pesquisa realizada.

O e-mail marketing é um forte aliado das agências de criação de sites por ser uma maneira rápida e direta de divulgação da marca. Os anunciantes devem ter em mente a forma de abordagem e personalização na hora do disparo das mensagens. Para que a campanha da agência de marketing digital tenha sucesso, é primordial que haja discernimento além da inserção do nome de um consumidor individual em uma comunicação. As mensagens precisam ser direcionadas ao público-alvo, e não para qualquer um. O que é bom para um grupo, pode não ser para outro. Lotar a caixa de entrada com mensagens desinteressantes é o maior motivo de largar a conta de e-mail e praticar outra linha de comunicação.

Em contra partida, a pesquisa mostrou um aumento de 58% em 2015 para 65% em 2016 na vontade dos consumidores para clicar e comprar a partir de uma mensagem recebida via online. Os e-mails marketing que mais funcionam são os que oferecem cupons de desconto (45%), descontos percentuais (41%), amostras grátis (35%) ou entrega gratuita (35%). A criação de e-mail marketing pode e deve ser mantida nas campanhas de estratégias das agências como um aliado na aproximação marca/cliente, desde que sejam seguidas regras de envio respeitando faixa etária, hora de envio e, principalmente, os interesses para que as mensagens não sobrecarreguem a caixa de entrada fazendo com que o usuário apague antes mesmo de ler.

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