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Home / Blog / Como usar as técnicas de SEO para ganhar autoridade em seu nicho de atuação
Aparecer nas primeiras posições em resultados de busca na internet não é uma tarefa fácil e instantânea. Não quando estamos falando especificamente do aspecto orgânico, se utilizando das técnicas de SEO para isso. Em primeiro lugar, é preciso saber que o Google, por exemplo, tem mais de 200 fatores de ranqueamento. Ou seja, quais são os mais importantes para atrair o tráfego desejado para o seu site e como colocá-los em prática?
Estratégias colocadas em prática com as técnicas de SEO são capazes de melhorar o posicionamento de marcas no tráfego orgânico
Seja no Google ou qualquer outro buscador, diariamente são feitas milhões de pesquisas utilizando palavras-chaves, com diferentes intenções sobre produtos, serviços e empresas. Quando falamos de SEO, o trabalho do algoritmo é justamente analisar todas as páginas indexadas com uma determinada keyword e escolher quais conteúdos são relevantes para determinada pesquisa.
Em se tratando de blogs, especificamente, alguns aspectos são fundamentais nos textos, tais como hierarquização da informação, uso de imagens, legendas e textos alternativos, entre outros. Abaixo, listamos as principais técnicas de SEO para otimizar páginas e aumentar a chance dos buscadores identificarem o seu conteúdo como a melhor resposta para o usuário. Confira:
Celeridade: podemos entender a celeridade como velocidade de carregamento de uma página. A fim de aprimorar a experiência do usuário, o Google mostrará, primeiro, os sites que carregam mais rápido. Tenha em mente que uma página com tempo de resposta maior do que três segundos deve sofrer otimizações em imagens e no código;
Responsividade: ter um site responsivo – e, por conseguinte, um blog também responsivo – é essencial, na medida em que dispositivos móveis, como celulares e tablets, estão sendo largamente usados para pesquisas, inclusive mais do que o desktop. Em outras palavras, o site precisa ser amigável para mobile, mas o redimensionamento deve ser inteligente para se adequar ao dispositivo do usuário;
Autoridade: a autoridade de uma página é medida pela soma de conteúdo qualitativo, links internos e backlinks. A utilização estratégica de técnicas de SEO permite atingir a melhor pontuação na escala de medição, o que aumenta as chances de um site aparecer nas melhores posições quando há uma busca. A essa pontuação é atribuída uma nota, com base no total de links externos e na qualidade dos sites que fazem direcionamento para o seu blog;
Otimização do conteúdo: se o algoritmo do Google está pautado em palavras-chave, seu conteúdo deve se basear nelas. O que não quer dizer que seja o suficiente. Aí entra a otimização, ou seja, a construção do conteúdo deve usar termos que complementam as keywords, auxiliando o Google em quais resultados devem ser exibidos. Portanto, em se tratando de tráfego orgânico, todo detalhe merece atenção;
Títulos e metas-descrições: largamente utilizadas entre as técnicas de SEO, como vimos, as palavras-chave são fundamentais em títulos e meta-descrições de textos. Ao procurar por conteúdo e eleger o mais apropriado para uma resposta ao usuário, o Google busca primeiro no título de uma postagem. Usar do H2 ao H6 nos subtítulos para hierarquizar o conteúdo é outra técnica importante, pois as heading tags ajudam na classificação do material. Você deve saber, ainda, que a categorização das informações é agradável não apenas ao buscador, mas também para o leitor;
Long tail: o termo se refere às palavras-chave de cauda longa. Por serem menos concorridas, são mais fáceis de serem ranqueadas no Google, gerando tráfego qualificado. Uma vez que se tratam de termos bem mais específicos, a quantidade de resultados é menor, já que não é tão explorada. Sendo assim, invista primeiro em termos menos disputados para ir ganhando autoridade e, com o passar do tempo, partir para consultas com competitividade mais ampla;
Links: toda estratégia de conteúdo deve ser considerada, mas não se deve esquecer dos links internos e externos neste processo. Enquanto links internos nos conteúdos unem páginas para o Google e os visitantes – permitindo que o leitor encontre outra página e elevando seu status nos mecanismos de busca – os links externos referenciam outros conteúdos fora do seu blog, gerando autoridade e credibilidade, pois agregam valor ao texto. Links internos e externos são exemplos, portanto, de como fazer SEO On Page e Off Page, respectivamente;
URLs amigáveis: on ou off page, as técnicas de SEO, apoiadas em conteúdo de qualidade, ganham amplitude com mais uma ação primordial: URLs chamadas de amigáveis, ou seja, otimizadas, curtas, fáceis de ler e de lembrar, preferencialmente utilizando a palavra-chave principal. O uso apenas da keyword, inclusive, permite atualizar o conteúdo de tempos em tempos, sem impactar no ranqueamento.
Estas são as principais técnicas de SEO quando abordamos a questão em blogs, visando visibilidade, engajamento e reconhecimento em seu nicho de atuação. Mas é claro que há outras. Em comum, todas elas visam a melhor experiência do usuário, com foco em diminuir a taxa de rejeição e aumentar o tempo de permanência. Ter um parceiro profissional para pesquisar a concorrência, traçar estratégias robustas e atualizar constantemente o conteúdo do seu blog é um diferencial para o seu negócio. A Vox Digital é uma agência de marketing digital com um time especializado em trazer resultados no ambiente virtual. Venha ser nosso parceiro e coloque sua empresa em outro patamar de atuação.