Aparecer nas primeiras posições em resultados de busca na internet não é uma tarefa fácil e instantânea. Não quando estamos falando especificamente do aspecto orgânico, se utilizando das técnicas de SEO para isso. Em primeiro lugar, é preciso saber que o Google, por exemplo, tem mais de 200 fatores de ranqueamento. Ou seja, quais são os mais importantes para atrair o tráfego desejado para o seu site e como colocá-los em prática?
Estratégias colocadas em prática com as técnicas de SEO são capazes de melhorar o posicionamento de marcas no tráfego orgânico
Seja no Google ou qualquer outro buscador, diariamente são feitas milhões de pesquisas utilizando palavras-chaves, com diferentes intenções sobre produtos, serviços e empresas. Quando falamos de SEO, o trabalho do algoritmo é justamente analisar todas as páginas indexadas com uma determinada keyword e escolher quais conteúdos são relevantes para determinada pesquisa.
Técnicas de SEO
Em se tratando de blogs, especificamente, alguns aspectos são fundamentais nos textos, tais como hierarquização da informação, uso de imagens, legendas e textos alternativos, entre outros. Abaixo, listamos as principais técnicas de SEO para otimizar páginas e aumentar a chance dos buscadores identificarem o seu conteúdo como a melhor resposta para o usuário. Confira:
Celeridade: podemos entender a celeridade como velocidade de carregamento de uma página. A fim de aprimorar a experiência do usuário, o Google mostrará, primeiro, os sites que carregam mais rápido. Tenha em mente que uma página com tempo de resposta maior do que três segundos deve sofrer otimizações em imagens e no código;
Responsividade: ter um site responsivo – e, por conseguinte, um blog também responsivo – é essencial, na medida em que dispositivos móveis, como celulares e tablets, estão sendo largamente usados para pesquisas, inclusive mais do que o desktop. Em outras palavras, o site precisa ser amigável para mobile, mas o redimensionamento deve ser inteligente para se adequar ao dispositivo do usuário;
Autoridade: a autoridade de uma página é medida pela soma de conteúdo qualitativo, links internos e backlinks. A utilização estratégica de técnicas de SEO permite atingir a melhor pontuação na escala de medição, o que aumenta as chances de um site aparecer nas melhores posições quando há uma busca. A essa pontuação é atribuída uma nota, com base no total de links externos e na qualidade dos sites que fazem direcionamento para o seu blog;
Otimização do conteúdo: se o algoritmo do Google está pautado em palavras-chave, seu conteúdo deve se basear nelas. O que não quer dizer que seja o suficiente. Aí entra a otimização, ou seja, a construção do conteúdo deve usar termos que complementam as keywords, auxiliando o Google em quais resultados devem ser exibidos. Portanto, em se tratando de tráfego orgânico, todo detalhe merece atenção;
Títulos e metas-descrições: largamente utilizadas entre as técnicas de SEO, como vimos, as palavras-chave são fundamentais em títulos e meta-descrições de textos. Ao procurar por conteúdo e eleger o mais apropriado para uma resposta ao usuário, o Google busca primeiro no título de uma postagem. Usar do H2 ao H6 nos subtítulos para hierarquizar o conteúdo é outra técnica importante, pois as heading tags ajudam na classificação do material. Você deve saber, ainda, que a categorização das informações é agradável não apenas ao buscador, mas também para o leitor;
Long tail: o termo se refere às palavras-chave de cauda longa. Por serem menos concorridas, são mais fáceis de serem ranqueadas no Google, gerando tráfego qualificado. Uma vez que se tratam de termos bem mais específicos, a quantidade de resultados é menor, já que não é tão explorada. Sendo assim, invista primeiro em termos menos disputados para ir ganhando autoridade e, com o passar do tempo, partir para consultas com competitividade mais ampla;
Links: toda estratégia de conteúdo deve ser considerada, mas não se deve esquecer dos links internos e externos neste processo. Enquanto links internos nos conteúdos unem páginas para o Google e os visitantes – permitindo que o leitor encontre outra página e elevando seu status nos mecanismos de busca – os links externos referenciam outros conteúdos fora do seu blog, gerando autoridade e credibilidade, pois agregam valor ao texto. Links internos e externos são exemplos, portanto, de como fazer SEO On Page e Off Page, respectivamente;
URLs amigáveis: on ou off page, as técnicas de SEO, apoiadas em conteúdo de qualidade, ganham amplitude com mais uma ação primordial: URLs chamadas de amigáveis, ou seja, otimizadas, curtas, fáceis de ler e de lembrar, preferencialmente utilizando a palavra-chave principal. O uso apenas da keyword, inclusive, permite atualizar o conteúdo de tempos em tempos, sem impactar no ranqueamento.
Estas são as principais técnicas de SEO quando abordamos a questão em blogs, visando visibilidade, engajamento e reconhecimento em seu nicho de atuação. Mas é claro que há outras. Em comum, todas elas visam a melhor experiência do usuário, com foco em diminuir a taxa de rejeição e aumentar o tempo de permanência. Ter um parceiro profissional para pesquisar a concorrência, traçar estratégias robustas e atualizar constantemente o conteúdo do seu blog é um diferencial para o seu negócio. A Vox Digital é uma agência de marketing digital com um time especializado em trazer resultados no ambiente virtual. Venha ser nosso parceiro e coloque sua empresa em outro patamar de atuação.