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SEO ou Mídia Paga: Descubra qual é melhor para o seu negócio

19.08.2021

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Quando o assunto é marketing digital, há duas estratégias que merecem atenção redobrada: SEO ou Mídia Paga.

Ambas se baseiam na otimização dos mecanismos de busca para aumentar a visibilidade e a relevância das páginas na web.

Por causa desse caráter semelhante, pode parecer que as estratégias de SEO são mais importantes do que comprar mídia paga ou vice-versa. No entanto, não é bem assim e nem tão simples.

Acompanhe o texto a seguir para entender os dois conceitos e saber como eles podem ser integrados no planejamento de marketing digital da sua empresa.

 

Conheça as estratégias de SEO

 

SEO é uma sigla em inglês para Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca).

Ela identifica um conjunto de ações feitas para aumentar a relevância de uma página nos resultados dos motores de busca.

Essa é a principal maneira de aumentar o número de acessos organicamente, ou seja, sem precisar desembolsar quantias em dinheiro para isso.

Para citar o buscador mais usado no mundo, o Google usa algoritmos que rastreiam o comportamento dos usuários e os interligam com as páginas da web e os temas buscados.

Usar as técnicas de SEO ajuda a mostrar para o buscador que seu site tem um conteúdo de qualidade complementado por bons métodos de inbound marketing. Conheça a seguir as principais estratégias de SEO.

 

Link Building

 

É uma espécie de sistema de indicações por meio da distribuição de links em sites parceiros.

Quanto mais links do seu site são citados por outros, maior é a relevância dele de acordo com o Google.

 

Pesquisa de palavras-chaves

 

As palavras-chaves são os termos que determinam o tipo de conteúdo que será mostrado para cada usuário.

Há ferramentas destinadas para a pesquisa de palavras-chaves, como o SEMRush e o Google Keyword Planner, bem como especialistas na área podem estudar mais adequadamente para isso.
É importante fazer essa pesquisa para descobrir:

 

  • Palavras mais pesquisadas;
  • Motivo das buscas;
  • Palavras usadas pelos concorrentes;
  • Localização dos usuários.

 

As palavras-chaves também são usadas para fazer campanhas como anunciar no Google Ads.

 

Conteúdo relevante

 

Não basta otimizar seu site sem investir em produção de conteúdo relevante. O Google também verifica isso.

Para isso é indicado ter um blog associado ao site da empresa para poder fazer posts com frequência e aumentar a autoridade da marca na web, proporcionando valor ao negócio.

 

Site responsivo

 

A internet é cada vez mais acessada por dispositivos móveis, como smartphones e tablets.

Os sites que possuem design adaptável a esses meios também ganham vantagem, pois mais pessoas têm a possibilidade de acessar o domínio com qualidade.

 

Conheça o Google Ads

 

O Google Ads é um sistema de mídia paga. Os anúncios que aparecem nas primeiras posições do Google são exemplos dessa estratégia.

Eles são identificados pelo motor de busca como anúncios, para destacar ao usuário de que se trata de uma publicidade.

O alcance de cada anúncio depende da palavra-chave e do orçamento previsto para a campanha. Há 4 formatos possíveis no Google Ads, conheça-os a seguir:

 

Rede de Display

 

São os anúncios que aparecem em sites e blogs. Possuem opções de segmentação avançada para alcançar o público com mais assertividade.

 

Anúncio de vídeo

 

São anúncios feitos exclusivamente para o YouTube. Eles aparecem antes ou durante os vídeos.

 

Google Shopping

 

No Google Shopping, os preços dos produtos aparecem em destaque. É interessante para o usuário poder comparar produtos e marcas.

 

Anúncio para aplicativo

 

Voltado para quem deseja divulgar um aplicativo para celulares Android ou iOS.

Os anúncios aparecem nos resultados do Google, Google Play, YouTube e na Rede de Display.

 

SEO ou Mídia Paga: qual escolher?

 

Como apontamos no início do texto, por vezes as estratégias de marketing digital funcionam melhor quando são integradas. Esse é o caso das estratégias de SEO ou Mídia Paga.

Não é preciso escolher investir em uma ou em outra, pois elas têm objetivos, tempo de maturação e resultados distintos.

Assim, é recomendável usar as duas para maximizar os resultados e aumentar a visibilidade da empresa na internet no curto e longo prazo.

Os anúncios, por exemplo, podem entregar resultados mais rapidamente, já que são condicionados por investimentos mais concretos, sendo muito benéficos para campanhas específicas e casos de promoção.

No entanto, eles não serão suficientes para construir uma audiência dedicada. Por isso, associá-los a um site otimizado é vital.

É importante destacar que existem outras plataformas de programação de anúncios muito populares, como o Twitter Ads.

Em todo caso, aliar a publicidade à otimização para mecanismos de busca multiplica as chances de sucesso e determina a imagem que sua empresa transmite para os usuários.

 

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