O Google Ads oferece diferentes estratégias de lances para que as empresas possam ajustar o orçamento de uma campanha de marketing digital e maximizar os resultados na web.
Por isso, quem se propõe a garantir o sucesso com o uso dos anúncios pagos propostos pelo Google Ads, deve entender como funcionam as estratégias de lances, o que pode exigir conhecimento técnico e profissional.
Enquanto profissionais de marketing digital definem os lances de forma manual, outros eliminam as suposições e fazem os lances no Google Ads de forma automatizada ou inteligente.
De qualquer maneira, é preciso entender como os lances de Google Ads funcionam, para então se estender para o assunto de fato.
Como funcionam os lances do Google Ads?
O Google Ads é uma rede que disponibiliza várias opções de lances para anúncios pagos, que fazem parte de um campanha de marketing digital com finalidades distintas, sendo elas:
- Cliques;
- Conversões;
- Engajamentos;
- Impressões;
- Visualizações.
A partir do momento que um espaço de anúncio se apresenta disponível no Google, as empresas passam a competir para ocupar essa vaga com a copy do anúncio sobre balcão refrigerado para açougue, segmentado para a área médica, por exemplo.
Para evitar problemas, o sistema do Google Ads realiza um leilão e, assim, determina quem pode postar o anúncio para os internautas.
Em um segundo momento, a empresa precisa colocar o lance ao lado da concorrência, bem como selecionar parâmetros adequados para ter a chance de divulgação.
Segundo recomendações do próprio Google, é preciso focar em conversões, cliques ou impressões, sendo que todos esses pontos devem estar alinhados com as metas iniciais de uma campanha de marketing digital.
Para finalizar com sucesso, é preciso especificar o valor desejado para licitar, de forma manual, ou seguir as recomendações que o próprio sistema oferece.
Existe a melhor estratégia de lances no Google Ads?
O Google oferece um manual de lances e diversas opções de formatos para alcançar os objetivos. Por conta disso, não é incomum que aqueles que estão iniciando nesse tipo de estratégia de marketing digital, tenham dúvidas quanto a estratégia de lances e sobre qual é a melhor opção.
No entanto, para responder à pergunta, não há uma estratégia única e melhor de lances no Google Ads, mas uma combinação de metas individuais que uma empresa pode aplicar conforme suas especificidades e objetivos.
Por exemplo, uma loja de equipamentos médicos que pretende alcançar balcão buffet de madeira, clínicas e hospitais pode perceber que ações de CPC funcionam melhor para sua necessidade de conversão.
Dito isso, para saber qual a melhor estratégia para os objetivos de uma empresa, é preciso entender como o Google Ads classifica as diferentes estratégias de lances.
Estratégias de lances automatizados do Google Ads
Os lances automatizados do Google Ads são estratégias que dependem do machine learning para otimizar os lances de uma empresa de forma automática.
Conforme a definição de metas de lance de uma campanha de marketing digital, o algoritmo atua para qualificá-lo com o objetivo de melhorar os resultados com base nas metas definidas pela empresa e resposta dos usuários.
Estratégias de lances inteligentes do Google Ads
Existe diferença entre lances automatizados e lances inteligentes.
Os lances inteligentes, como estratégia, se apresentam como um subconjunto dos lances automáticos, que também são automatizados mas, neste caso, são únicos, pois focam em conversões ou valores de conversão e podem ser modificados em alguns aspectos.
Estratégias de lances manuais do Google Ads
Nesse tipo de estratégia, os lances são feitos exatamente como se nomeiam, ou seja, manualmente.
Desse modo, o sistema de Google Ads permite que a empresa de Limpeza e manutenção de ar condicionado defina todos os aspectos do lance manual, utilizando elementos significativos, como demografia, SEO (Search Engine Optimization) e as palavras-chave, assim como os dispositivos.
A empresa pode especificar o lance que está disposta a pagar por um determinado grupo de anúncios, ou mesmo palavras-chave para se destacar nas SERPs (Search Engine Result Page), isto é, a página de resultado do motor de busca.
As estratégias de lances manuais usam esse modelo para determinar se os anúncios serão exibidos, assim como o local mais apropriado, mas, neste caso, se mostram a melhor opção para quem deseja manter o controle geral da campanha de marketing digital.
Alinhamento entre estratégias de lances e metas
Com tantos tipos de lances, é difícil escolher qual se deve empregar em uma campanha de marketing digital.
No entanto, uma equipe de marketing pode desenvolver um planejamento visando o Google Ads e traçar os objetivos, como maximizar a visibilidade, obter mais tráfego para o site e-commerce ou divulgar produtos e serviços específicos de uma empresa.
Para isso, por exemplo, um refrigerador para vacinas que pretende que os clientes sigam uma CTA (Call To Action), ou seja, uma chamada para ação em um site, pode configurar o acompanhamento de conversões e concentrar-se em maximizar o valor da conversão desejado.
Para aumentar o reconhecimento da marca, é possível usar vCPM (Custo Por Mil Visualizações), a partir da rede de Display do Google Ads, para divulgar uma mensagem para o maior número de pessoas possível.
Já as empresas que investem em vídeo, por exemplo, podem aumentar as exibições ou interações com CPV (Custo Por Visualização) ou CPM (Custo Por Mil impressões) para alcançar mais pessoas, dentro do público-alvo, que demonstram interesse pela marca de alguma maneira.
Entendendo as conversões no Google Ads
Um segmento único que se interessa, por exemplo, por uma coleção de bonecas de porcelana, pode ver um anúncio com desconto em um lote único dos anos 1950.
No momento que uma pessoa desse segmento clica no anúncio e navega pela coleção, se converte de visitante em lead.
Ao dar o passo seguinte, ou seja, formalizar a compra, essa pessoa passa a ser um cliente, essa sequência cria 4 estratégias principais de lance que geram retornos a favor sobre o investimento em um anúncio no Google Ads.
Geração de cliques a partir do Google Ads
Uma empresa de câmara fria pequena que tem como objetivo aumentar o tráfego de um site e-commerce pode escolher entre duas estratégias de lances de CPC (Custo Por Clique).
A definição sobre essa meta elimina as conversões em andamento, fazendo com que a empresa tenha retorno sobre o dinheiro investido por cada clique que os internautas realizam.
Os valores variam pelo ganho de cada clique, mas as margens de lucro para um negócio podem aumentar, pois é feito a partir das estratégias de lances manuais, com o CPC ativado e a maximização de cliques dentro do marketing digital.
O objetivo de maximizar as impressões
A rede de display e a exibição de um anúncio via Google Ads conta como uma impressão.
As impressões, em geral, fornecem reconhecimento da marca, e servem para aqueles que têm esse objetivo como ponto de sucesso.
As empresas que buscam melhorar o reconhecimento da empresa adotam estratégias de lances de impressões, como localização da página de pesquisa de destino, lance de CPM e vCPM, assim como parcela de superação desejada.
Combinação de Google Ads para dispositivos móveis
As campanhas de marketing digital, combinadas com conteúdo específico para dispositivos móveis, são muito bem avaliadas para segmentar as estratégias de lances do Google Ads.
Isso ocorre porque os dispositivos móveis, principalmente os smartphones, oferecem uma experiência única aos usuários, quando comparados a computadores e notebooks e, em alguns casos, até mesmo os tablets.
Com um smartphone em mãos, um usuário que precisa de freezer pequeno preço pode atuar com mais rapidez e, por isso, uma CTA direcionada e a funcionalidade do toque pode incentivar uma compra, ou mesmo um contato com a empresa.
Pessoas com smartphones tendem a compreender as informações e tomar as decisões de forma mais rápida, quase como um senso de urgência.
Como resultado, as landing pages podem ser criadas e dispostas junto às ações no funil de vendas com conteúdo simplificado, evoluindo os visitantes.
Os lances no Google Ads podem ser os mais diversos, pois eles beneficiam o conteúdo otimizado para smartphone, principalmente quando relacionadas a campanhas de marketing digital.
Outro ponto a se ressaltar é que, em telas menores, as estratégias de lances do Google Ads se ajustam para permanecer visíveis, seguindo o Core Web Vitals proposto pelo próprio Google.
Com os ajustes propostos, algumas páginas mais importantes, aquelas que auxiliam na tomada de decisões, se mostram repletas de dados, proporcionando uma experiência de usuário excepcional.
Para usuários que estão na fase de pesquisa do ciclo de compra, que passam por muitas páginas para ajudar nas decisões de compra, os lances do Google Ads devem ser posicionados de maneira adequada.
Conclusão
Uma empresa que conta com uma equipe que entende o Google Ads pode obter resultados satisfatórios, quaisquer que sejam os lances empregados na estratégia de uma campanha de marketing digital.
De maneira geral, pode-se experimentar estratégias diferentes e ver qual funciona melhor, e contar com um profissional que possa assumir o comando de todos os processos de lances do Google Ads.
Assim, qualquer ponto significativo pode transformar uma campanha de marketing digital em um sucesso abrangente de reconhecimento de marca e aumento de vendas.
Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.