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O papel do marketing digital no desenvolvimento da sua empresa na web

07.10.2021

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O mundo dos negócios é, em grande parte, baseado em tendências. Nos últimos anos o Marketing Digital tem ditado os novos ritmos do mercado.

A verdade é que as empresas têm passado por uma revolução que teve impacto profundo e determinante em áreas como:

 

  • Compras;
  • Vendas;
  • Atendimento;
  • Pós-venda.

 

Os formatos dos canais de comunicação apresentam novas possibilidades. Junto delas, existe a necessidade de se manter relevante de maneira orgânica e espontânea.

Hoje em dia a taxa de engajamento em um post no Instagram é tão importante quanto os índices de faturamento no fim do mês.

Na realidade, as duas métricas estão intimamente ligadas. Leia o texto a seguir para entender melhor.

 

Conheça o marketing digital

 

Você certamente já encontrou anúncios ou posts instrutivos sobre empresa de manutenção de computadores pela web.

Esse tipo de material não está na internet por acaso. São dois exemplos clássicos do chamado marketing digital. Isso porque o objetivo central da estratégia é promover serviços ou produtos nos meios de comunicação digitais.

Para isso, as empresas lançam mão de uma série de estratégias diferentes, desde o marketing de conteúdo até as mídias sociais e o marketing para mecanismos de busca.

A variedade de aplicações do marketing digital é, por si só, uma vantagem notável desse tipo de divulgação.

Assim, em vez de investir muito dinheiro imprimindo panfletos, a empresa dedicada à terceirização de serviços de limpeza Fortaleza pode começar uma campanha de anúncios no Google Ads, que apresenta um investimento mais flexível.

O melhor de tudo é que a campanha pode ser segmentada detalhadamente, a partir dos dados de contato do público visado.

Ou seja, o marketing digital traz um novo grau de sofisticação e eficiência para qualquer estratégia publicitária.

A seguir você vai compreender melhor o papel fundamental do marketing digital para a sobrevida dos negócios hoje em dia.

 

A importância do marketing digital para as empresas

 

Fazer um planejamento de marketing cuidadoso para a empresa instaladora de SPDA certamente vai trazer uma série de benefícios para o negócio.

Nos tópicos que vêm na sequência, vamos explicar a importância dessa prática e as modificações que ela promoveu no mercado global.

 

Ser visto

 

Se em tempos passados as empresas precisavam estar presentes em jornais, revistas e outdoors para serem vistas, hoje essa necessidade se transferiu para a presença digital.

A internet é um meio de comunicação altamente versátil. Ela é usada para a comunicação entre pessoas, a resolução de problemas e, é claro, a pesquisa de novos produtos.

A partir daí, fica fácil entender porque os fabricantes de impressora para empresa de grande porte têm muito a ganhar, se posicionando na web.

Ter presença digital é, antes de tudo, uma questão de visibilidade. Quanto mais conteúdo e interações as páginas de um empreendimento gerarem, mais ele será visto pelo público.

As impressões (número de vezes que um anúncio é visto) faz parte da primeira etapa da dinâmica do marketing digital. A partir dela, as pessoas interessadas ficam cada vez mais próximas de se tornarem clientes.

 

Qualificar o público

 

As campanhas de anúncios oferecem opções muito interessantes para segmentar o público.

Por exemplo, as empresas prestadoras de serviços de manutenção industrial têm o poder de direcionar publicidade exatamente para o perfil de cliente que quiserem.

O processo de segmentação é muito importante para formar uma base de consumidores realmente engajados.

O engajamento depende da quantidade e da qualidade das informações a que eles têm acesso.

Pensando nisso, as empresas têm o dever de disponibilizar conteúdo relevante para manter as pessoas cientes de todos os benefícios dos produtos oferecidos.

Deste modo, com o passar do tempo, será possível armazenar os dados de contato dos clientes fidelizados. Assim, o público da empresa estará devidamente consolidado.

 

Atender às necessidades na hora certa

 

Você certamente já recebeu e-mails descontextualizados, como propagandas de roupa após pesquisar sobre empresas de combate a incendio em SP na sua caixa de entrada.

Um plano de marketing digital evita ações erradas como esta. Acima de tudo, possibilita que a empresa se comunique com os leads nos momentos mais adequados.

Se uma pessoa interessada abandonar o carrinho antes de fechar uma compra, relembrá-la do produto deixado para trás por e-mail é muito pertinente.

Já no caso de um lead visitar alguns produtos semelhantes e não comprar nenhum, direcionar ofertas especiais também pode surtir efeito.

Seja qual for o contexto, o marketing digital permite que a equipe de vendas acompanhe de perto a jornada de compra de cada lead, sendo que esses contatos serão mais direcionados para os interesses desta jornada.

A partir disso, os profissionais têm as ferramentas necessárias para motivar as pessoas a consumir.

Cada lead tem uma necessidade diferente. Um dos pontos centrais do marketing digital é levar essas particularidades em consideração na hora de divulgar produtos e serviços.

 

Diferenciação

 

Não adianta ter o melhor atuador de dupla ação disponível no mercado sem investir em uma homepage atrativa ou se comunicar com os clientes pelas redes sociais.

As estratégias de marketing digital são componentes adequados para criar uma imagem diferenciada.

O consumidor de hoje em dia costuma priorizar as marcas que demonstram ser distintas. Isso envolve desde o comportamento nas mídias sociais até o tipo de conteúdo veiculado no site da empresa.

O segredo é ter a seguinte percepção: os empreendimentos que ficam são aqueles que agregam valor à vida dos consumidores.

Isso pode ser feito de várias formas, todas elas atreladas às ações de marketing digital.

 

Investimento mais baixo

 

Com o passar do tempo, investir em publicidade nos meios tradicionais ficou muito mais caro.

Chegamos, então, a outro aspecto vantajoso do marketing digital: a possibilidade de planejar os gastos de acordo com a condição financeira.

Em outras palavras, não é preciso ter um capital milionário para começar a ter bons resultados na internet.

As plataformas de anúncios digitais, como Google Ads e Instagram Ads, têm opções de pagamento bastante em conta.

Além disso, é totalmente possível interromper qualquer campanha caso ela não gere os resultados esperados, sem qualquer prejuízo.

Esse cenário faz com que a internet seja um cenário mais viável para empresas de menor porte.

O que não quer dizer que não haja uma concorrência feroz. O ponto é mostrar que não é necessário ser uma multinacional para ser notada na web.

 

Acompanhar os resultados

 

A empresa de administração de condomínios residenciais tem a valiosa oportunidade de monitorar o impacto de cada post e campanha em tempo real.

As redes sociais e outras plataformas como o SEMRush e o Google Analytics geram dados muito importantes como:

 

  • Taxa de engajamento;
  • Taxa de abandono de página;
  • Número de cliques;
  • Origem do tráfego.

 

Esses dados servem para que a equipe de marketing faça a avaliação dos esforços despendidos.

Dessa forma, a empresa pode se programar para os próximos passos. Ou seja, não é preciso ficar refém de estratégias falhas, basta fazer as modificações necessárias.

Talvez o ponto mais fundamental seja a possibilidade de saber exatamente quem interagiu com um anúncio ou um post na rede social.

Essa assertividade não existia nos meios de publicidade tradicionais, como jornais e revistas. Por outro lado, o marketing digital abre essa nova porta e garante que as empresas mantenham contato direto com a base de clientes.

 

Construir uma boa reputação

 

Por fim, os aspectos citados até aqui convergem para uma das características mais decisivas do marketing digital e da atuação corporativa como um todo: construir uma boa reputação.

As empresas de renome têm o poder de fidelizar um grande número de clientes. Os produtos se tornam sinônimos de valores e estilos de vida desejados.

O investimento em marketing de conteúdo, por exemplo, é crucial nesse ponto. É a partir dele que as marcas começam a fazer a diferença na vida das pessoas, em especial no meio eletrônico.

Portanto, se você quer se tornar uma referência no mercado tendo a internet como canal principal, o marketing é o ponto de partida perfeito.

 

Considerações finais

 

A popularização do computador doméstico foi a marca do início de uma verdadeira revolução nas ferramentas comunicativas.

O comércio ganhou novas e promissoras perspectivas. As barreiras geográficas já não eram intransponíveis. Afinal, bastava dar um clique para pesquisar por qualquer tipo de produto.

Em 2021, essa realidade estará mais consolidada do que nunca. A internet passou a ser o principal instrumento de trabalho de vários tipos de negócios.

Nesse contexto, o marketing digital é o conjunto de estratégias de ouro para se destacar em um ambiente altamente competitivo.

Agora que você tem ciência da importância dele para o desenvolvimento da sua empresa, reúna uma equipe qualificada e mãos à obra.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

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