Home / Blog / Navegador Chrome sem tecnologia flash

Navegador Chrome sem tecnologia flash

03.06.2016


Navegador Chrome do Google reduzirá o suporte aos sites que ainda usam o Adobe Flash Player

A empresa americana Google anunciou a intenção de diminuir em larga escala o suporte do Chrome, seu navegador de internet, aos sites que ainda utilizam o Adobe Flash Player, tecnologia utilizada em animações e recursos multimídia. O mercado considera o Flash tecnicamente defasado e vulnerável a ataques e por esse motivo, entre outros, o Chrome vai indagar ao internauta, ao abrir uma página, se ele deseja abrir o Flash.

A proposta é mais um passo rumo ao fim do suporte ao formato. Intitulada “HTML 5 por padrão”, o propósito é substituir o Flash pelo HTML 5 de maneira a incentivar desenvolvedores de sites a utilizarem este tipo de programação. O documento do Google explica cinco pontos primordiais nesta direção:
1 – Se um site oferece experiência de uso em HTML5, esta será adotada como experiência padrão no Chrome;

2 – Quando um usuário encontrar um site que precise de Flash Player, um alerta irá aparecer no topo da página, dando ao usuário a opção de permiti-la no site;
3 – Se o usuário aceitar o alerta, o Chrome irá anunciar a presença do Flash Player e atualizar a página;
4 – O Chrome vai salvar a configuração do usuário para esse domínio nas visitas seguintes;

5 – Para evitar o excesso de alertas aos usuários, inicialmente lançaremos uma “lista branca” dos 10 principais sites (com base na métrica de uso agregado). Esta lista vai expirar após um ano.

A medida afetará poucos sites, uma vez que muitos já utilizam o HTML 5. YouTube, Facebook e Yahoo, por exemplo, são sites que fazem parte da “lista branca” a que se refere a empresa americana. Segundo o Google, o plano deve ser colocado em prática a partir de outubro de 2016. Vale destacar que Apple em 2011 e Android em 2012, por exemplo, já desistiram de adaptar o Flash aos seus dispositivos móveis. Atenta ao mercado, a Adobe, por si só, já encerrou o uso do editor Flash Professional e anunciou o Animate, seu substituto.

A agência  Vox Digital cuida de tudo para você.

Entre em contato conosco teremos muito prazer em atendê-lo.

Acesse Nossa Página no Facebook  facebook.com/agenciavoxdigital

Conheça também nosso site voxsites.com.br