Home / Blog / Mercado global de influencers chega a 21 bilhões de dólares em 2023

Mercado global de influencers chega a 21 bilhões de dólares em 2023

23.11.2023

Você provavelmente já foi influenciado por algo que viu nas redes sociais, viu alguém falando bem de um produto e teve que comprar para testar, ou achou a resenha tão incrível que comprou absolutamente tudo que uma pessoa indicou, não é mesmo? Esse é o poder dos influencers. Eles estão presentes em diversos setores, moda, culinária, entretenimento, comportamento, seguro viagem, entre outros, e são referências quando o assunto é influenciar alguém de alguma maneira.

Ainda, é quase impossível desviar dos influenciadores digitais, afinal, eles estão sempre se reinventando e abrangendo novos nichos. Tudo para aumentar o público consumidor daquele produto. Além disso, toda essa influência instiga não só as pessoas, mas também beneficia as marcas envolvidas, que lucram cada vez mais com esse universo.

Podemos dizer que esse meio é um mercado bilionário que cresce a cada ano, visto que o número de influencers aumenta a cada dia. Aliás, a prova de que essa pode ser uma boa escolha são os bens que eles conquistam. Muitos conseguem comprar casas em Campinas , São Paulo, Rio de Janeiro e em outros lugares ao redor do Brasil. As pesquisas apontam que cerca de 40% das pessoas estão migrando para a internet para fazer conteúdos que influenciam o público a consumir determinados produtos.

Você confere alguns pontos importantes sobre esse mercado extremamente ativo, que movimenta milhões de dólares e que em 2023 pode se tornar um setor bilionário.

Como se tornar um influencer

O primeiro ponto que devemos analisar é como as pessoas se tornam influencers, como elas fazem para que o público se interesse pelo conteúdo que produzem e que indicam. Não existe uma regra para isso, qualquer indivíduo pode se tornar um influenciador digital. O importante mesmo é ganhar notoriedade no mercado para que o seu conteúdo não seja apenas mais um. Para tanto, o primeiro passo é entender qual público você quer atingir, se deseja ter um nicho específico, e procurar elementos que tragam destaque para o seu trabalho.

Além disso, para ganhar notoriedade e se tornar de fato um influencer, é necessário saber como influenciar as pessoas, já que elas precisam ser convencidas de que aquilo vale realmente a pena. Ah, como a nova geração está cada vez mais preocupada com o que é mostrado na internet, atente-se a isso na hora de planejar o seu conteúdo. Conforme for crescendo na plataforma, comece a procurar parcerias que tenham a ver com o que você deseja.

O impacto na economia

O mercado de influenciadores impacta diretamente a economia do país e isso fica cada vez mais nítido com o passar dos anos. Quando uma pessoa compra um produto que viu alguém indicando nas redes sociais, faz com que aquela marca fique conhecida, o que aumenta a popularidade não só da empresa, como também do influencer que a recomendou. Isso faz com que a cadeia de influência cresça ainda mais, aumentando também a concorrência entre as marcas que querem ficar conhecidas. Aliás, elas costumam procurar influenciadores justamente para isso.

Contudo, ser um influencer vai muito além de recomendar produtos e serviços. É também conscientizar o consumidor do que realmente vale a pena. Afinal, as redes sociais estão cheias de conteúdos irrelevantes e as pessoas precisam saber o caminho certo na hora de seguir um influenciador. Inclusive, o impacto que esse mercado tem na economia se deve ao fato de saber o que comprar e o que ignorar.

Em resumo, espera-se que os influencers faturem ainda mais em 2024 e isso também inclui as marcas que os procuram para parcerias. Isso porque uma marca escolhe um influenciador com base no que ele representa e em como ele impacta as pessoas que o estão seguindo, já que quer que seus produtos e serviços estejam ligados a pessoas com um bom histórico de confiança.