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Entenda como aumentar as vendas da sua loja virtual

18.03.2024

Aumentar as vendas é um dos maiores desafios que qualquer microempreendedor enfrenta, ainda mais aqueles que decidem se aventurar no comércio on-line. Hoje em dia, muitas empresas estão inteiramente ligadas no meio digital. Por isso, saber como vender é um diferencial que faz toda a diferença, mas muitos ainda não dominam esse meio e acabam perdendo possíveis clientes.

Um dos principais quesitos para vender bem é fazer com que o possível comprador tenha a melhor experiência possível. Assim, ele deve se sentir confortável e seguro. Quando falamos em venda física, o vendedor consegue criar um vínculo com o comprador, agora, no on-line, é preciso entender como conquistar a confiança do público e fazer com que ele queria comprar no seu site.

Saber gerenciar o seu site é um passo muito importante, além disso, o seu conteúdo deve ser de extrema qualidade, e para garantir que ele vai ter um ótimo desempenho, vale a pena investir em SEO para PME. Dessa forma, você consegue garantir que o que seu site vai ser um ambiente seguro para os usuários e que eles vão estar satisfeitos com o que você está disponibilizando de conteúdo.

Você confere abaixo algumas estratégias que também vão te ajudar a aumentar as vendas da sua loja virtual.

Segmente o seu público

O primeiro passo para ter um site de vendas de sucesso é conhecer o seu público-alvo. Para isso, invista em uma boa segmentação para que as estratégias de marketing sejam direcionadas da maneira certa, fazendo com que a sua empresa alcance os resultados desejados. 

A segmentação do público pode ser feita através da avaliação de dois aspectos distintos, que são: demográficos e psicossociais. No aspecto demográfico, você identifica as informações básicas, como idade, sexo, ocupação, estado civil, entre outras. No aspecto psicossocial, você avalia as características do seu público, seus problemas, suas necessidades, etc.

É a partir da análise dessas informações que você consegue definir em qual segmento deseja seguir, assim o seu conteúdo será uma representação do que o cliente deseja.

 Use o SEO da forma correta

O SEO também é essencial para quem está buscando estratégias que tem como objetivo aumentar as vendas do e-commerce. O SEO se refere à utilização de um conjunto de técnicas empregadas para melhorar o posicionamento de um site em buscadores, como, por exemplo, o Google. Com a otimização dos conteúdos, é possível aumentar a visibilidade da página por meio do tráfego orgânico, podendo alcançar melhores resultados.

 Tenha um conteúdo visual de qualidade

A qualidade visual do seu site também é muito importante, isso porque o cérebro humano aprende a partir de estímulos visuais. Afinal, as imagens além de auxiliarem no processo de aprendizagem, também influenciam em como as pessoas percebem o mundo ao redor. A comunicação visual tem se tornado um recurso muito utilizado no marketing, no qual o principal objetivo é chamar a atenção dos usuários, mas também criar uma conexão entre a empresa e o consumidor.

É essencial entender o poder das cores, levando em consideração que cada uma tem seu significado próprio. Além disso, contrate profissionais que sejam especializados na área, essa é uma função que deve ser desenvolvida por quem está por dentro do marketing digital.

 Tenha atenção às métricas

Realizar o acompanhamento das métricas é parte fundamental para qualquer pessoa que tem uma loja virtual, é a partir dessa análise de resultados que é possível identificar quais pontos devem ser aprimorados e o que deve ser evitado. Algumas métricas que você deve sempre acompanhar na sua companhia são: CAC, taxa de conversão e abandono de carrinho.

Enquanto o CAC (Custo de Aquisição de Clientes) analisa e mede o valor gasto pela sua companhia para conquistar cada cliente que acessa o seu site, a taxa de conversão identifica o percentual da sua audiência, que é convertida em clientes para a sua empresa. Já o abandono de carinho é uma métrica que indica a taxa de desistência de compra dos visitantes na sua loja virtual.

Existem outras métricas que também são essenciais para que a análise seja feita da melhor maneira possível, visando garantir que a experiência do usuário seja excepcional. O recomendado é que você escolha as métricas que fazem sentido na realidade do seu negócio e faça um acompanhamento constante.