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Dicas para melhorar as vendas em seu restaurante

23.01.2023

Melhorar as vendas do seu restaurante pode parecer difícil em um primeiro momento, mas é uma questão de planejamento, pois são as pequenas ações que vão te ajudar a ter um faturamento melhor.

O seu negócio não vai sobreviver e gerar boa rentabilidade se você focar em apenas estabelecer uma carteira de clientes e atrair outros. O sucesso de um estabelecimento está muito mais nas ações de bastidores realizadas de maneira estratégica e pensada a longo prazo.

Um exemplo é comparar taxas de cartão de crédito, uma medida fácil, mas que pode passar despercebida ou você pode achar que não faz muita diferença. No entanto, ao fazer os cálculos, você verá que será uma grande economia para o seu negócio. Além disso, existem outras formas de melhorar as vendas do seu estabelecimento.

Precificar da maneira correta

Esse é um dos grandes dilemas dos empresários, principalmente no ramo alimentício, e muitos passam grandes períodos sem saber realizar corretamente essa operação. Com certeza você já deve ter ouvido alguém falar que basta multiplicar o que você gastou por 2 ou 4, que será esse o valor do produto, mas não é bem assim.

Primeiro é preciso calcular a margem de contribuição do produto, que é o quanto ele contribui para o lucro da empresa. Para isso, você vai somar o valor total das vendas e subtrair os custos e as despesas variáveis. Em seguida, você vai calcular o markup, um multiplicador que leva em conta:

  • o percentual de despesas variáveis;
  • o percentual de despesas fixas;
  • o percentual do lucro desejado.

Some os três percentuais e divida o valor da unidade do produto por essa soma e você terá o preço correto para vender o seu prato sem ter nenhum prejuízo. Isso vai te ajudar a administrar o fluxo e a saber quando fazer uma promoção.

Melhorar as vendas na máquina de cartão

Com certeza as máquinas de cartão foram um fator revolucionário nas vendas, principalmente dos pequenos negócios. Com elas, é possível aumentar consideravelmente o faturamento e evitar o prejuízo de vender fiado.

Mas sabemos que são cobradas diversas taxas que incidem sobre as vendas e, por isso, é preciso aprender a calcular. Para as compras no crédito, as taxas podem variar de 3% a 5% e existem três situações que devem ser levadas em consideração:

  • compras no crédito à vista, mas a loja paga os juros da máquina: nesse caso, a porcentagem será descontada do valor da mercadoria;
  • crédito à vista e o cliente paga os juros da máquina: aqui, o valor da taxa será acrescido ao valor do produto;
  • compra parcelada e o cliente paga os juros da máquina: nessa situação, o cálculo deverá levar em conta a quantidade de parcelas e o percentual de juros para cada uma.

Fazer promoções

Qual cliente não gosta de uma promoção, não é mesmo? Em um mercado supercompetitivo, como o do ramo alimentício, elas são ótimas para atrair novos clientes e fidelizar os que já existem. Entre elas, podemos citar:

  • programa fidelidade;
  • cupom de desconto para quem está fazendo aniversário;
  • programa de indicação com pontos;
  • entrega grátis a partir de um determinado valor de compra;
  • brindes;
  • combos;
  • prato do dia.

Além disso, você também poderá fazer bom uso das datas comemorativas a seu favor, fazendo promoções especiais, incentivando os clientes a levarem mais amigos ou familiares para ganhar descontos e tornar a celebração ainda mais especial!

Atender delivery

Atualmente, ter um serviço de atendimento delivery é uma ótima oportunidade para aumentar o faturamento do seu negócio, pois esse serviço atinge um público que cresceu bastante: aquele que não quer sair de casa para comer ou comprar o prato.

Você pode ter o seu próprio serviço e estruturá-lo da forma como desejar ou pode se cadastrar em sites que vão fornecer parte da estrutura para você, como entregadores e integração de pagamentos, o que permite a redução de custos, mas não garante uma melhoria no atendimento, que só é possível quando você tem uma estrutura própria.

Criar Campanhas de SEO e Adwords

Outro fator importante é a criação de campanhas de tráfego, sejam elas orgânico (SEO) ou Pagos (Adwords – Links Patrocinados). Muita gente procura pelo Google quando bate aquela fome. Vai dizer que você nunca pesquisou algo como “restaurante perto de mim” ou “restaurante no bairro tal”. O Google vai devolver nesse tipo de pesquisa todos os anúncios pagos para aquela localidade, além dos melhores sites com desempenho orgânico. E você não pode deixar o seu negócio fora disso. Se você quer Anunciar no Google, a a Vox Digital é o seu parceiro ideal! Com 22 anos de mercado e diversos cases de sucesso, temos know how e expertise para levar mais público até você. Entre em contato agora mesmo pelo Whatsapp e faça uma consulta!