Home / Blog / Currículo de TI: 9 dicas de como fazer e exemplo

Currículo de TI: 9 dicas de como fazer e exemplo

11.02.2023

Com a área de tecnologia da informação em alta, aumentou a procura por exemplos de currículo de TI. Os candidatos buscam referências para construir um documento claro, objetivo e capaz de colocar as qualificações em evidência. 

O mercado de tecnologia está aquecido e gera muitos empregos, tanto no Brasil quanto no exterior. Só no ano de 2022, o setor de TI apresentou um crescimento de 22%. A área tem demanda, mas mesmo assim você precisa se preocupar com a elaboração de um currículo que chame atenção dos empregadores, ainda mais se a concorrência pela vaga for qualificada. 

O currículo funciona como uma apresentação do candidato aos recrutadores responsáveis pelo processo seletivo. O documento deve reunir, de forma objetiva, informações sobre contato,, experiência profissional, educação e habilidades. Mas por onde começar a escrita do CV perfeito?

A seguir, a Vox Digital reuniu dicas de como fazer um currículo de TI, considerando os aspectos mais relevantes no processo seletivo. Além disso, também apresentamos um exemplo para download. Acompanhe! 

Dicas de como fazer currículo de TI

1 – Forneça os dados pessoais fundamentais

No cabeçalho do currículo, inclua informações fundamentais, como:

  • nome completo;
  • telefone de contato;
  • e-mail;
  • URL do LinkedIn. 

 

Nesta seção, o seu nome deve ser formatado com uma fonte maior, com destaque em relação aos outros elementos. 

Evite adicionar foto, número de documento ou qualquer outro dado irrelevante. 

2 – Escreva um resumo profissional

Em poucas palavras, faça um resumo do seu perfil profissional, colocando em evidência suas qualificações para ocupar o cargo em questão.

Usar esta área do currículo de TI para evidenciar os projetos de sucesso pode ser uma boa ideia. Além disso, procure quantificar suas conquistas para chamar a atenção do recrutador. 

4 – Descreva as experiências profissionais na área de TI

A quarta parte do currículo é a mais importante, pois ela reúne os empregos anteriores. Portanto, inclua suas principais experiências profissionais, em ordem cronológica reversa (começando do mais recente para o mais antigo). 

Ao mencionar cada experiência no currículo, destaque informações sobre nome da empresa, cargo e tempo de contrato (data de início e fim). Além disso, também é importante explicar as tarefas desempenhadas em cada emprego e apresentar dados sobre os projetos mais relevantes em cada trabalho. 

Ainda dentro da seção de experiência, vale a pena mencionar prêmios relacionados aos cargos anteriores, pois isso sinaliza reconhecimento na área.

Caso você não tenha passado por muitos empregos, considere incluir programas de estágio em TI e trabalho voluntário. 

5 – Fale sobre a formação acadêmica

Na parte de formação ou educação, é necessário incluir dados sobre a vida acadêmica, ou seja, informações sobre cursos técnicos, graduação e pós-graduação. Cada item deve conter nome do curso, nome da instituição e período (data de início e término). 

Os cursos livres não entram nesta seção do currículo. Eles devem ser listados em uma seção adicional, intitulada de “Informações Adicionais”. 

6 – Liste suas habilidades

Quando se trata de uma função técnica, é muito importante colocar os hard skills em destaque no currículo. Portanto, faça uma lista com os principais conhecimentos técnicos que possui. 

Um desenvolvedor front end, por exemplo, pode incluir skills como: Figma,Javascript, WordPress, SEO, Typescript, jQuery, ReactJS, HTML5 e CSS3. 

Avalie primeiro o que a vaga de emprego pede e, com base nisso, especifique as suas skills no currículo. Só tome cuidado para não incluir habilidades técnicas que na verdade você não possui. 

7 – Inclua as certificações

As certificações são fundamentais em qualquer área no mercado de trabalho, especialmente se tratando dos empregos de TI. Portanto, reserve uma seção no currículo para incluir os certificados mais relevantes da sua carreira.

Mencione o nome da certificação, a entidade responsável e o ano em que foi obtido. 

8 – Conte com um modelo pronto

Você não precisa começar a escrever o documento do zero, muito pelo contrário, é recomendado partir de um currículo pronto para ter uma estrutura pré-formatada. Desse modo, você só precisa editar as informações no Google Docs ou Word, conforme o seu perfil profissional e as características da vaga. 

9 – Revise o currículo antes de enviar

Por fim, antes de enviar o currículo de TI por e-mail, é importante fazer uma revisão. Avalie as habilidades mais importantes para o cargo e compare-as com o conteúdo do seu CV. 

Em suma, o mercado espera que os profissionais de TI saibam configurar, montar, testar, consertar e prestar serviços de manutenção. Além disso, também é fundamental possuir habilidades interpessoais, conhecidas como soft skills. 

Sendo assim, as informações do seu currículo devem sinalizar boa comunicação, organização, capacidade analítica, criatividade, gestão do tempo e potencial para encontrar soluções para resolver problemas. Essas habilidades devem ficar “subentendidas” tanto no resumo profissional como também na seção de experiências. 

Modelo de currículo de TI pronto

E, conforme prometido, desenvolvemos um modelo de currículo para TI no Google Docs, que você pode usar de base para construir o seu. Baixe o template e faça a edição com as informações da sua trajetória profissional.

Por fim, colocando as dicas em prática e seguindo o modelo de currículo pronto, você vai aumentar as suas chances de ser aprovado na triagem curricular. Dentro de poucos dias pode acontecer a convocação para a entrevista de emprego. 

Para conferir mais dicas de como fazer um currículo de TI, veja o vídeo do canal Código Fonte TV.