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Conheça 3 fatores essenciais para ranquear no Google

23.05.2024

Links, cliques e palavras-chave são três fatores levados em consideração para o ranqueamento no Google. Por isso, para conseguir posicionar um site nas primeiras posições dos resultados de busca, é necessário que os profissionais de Searching Engine Optimization (SEO) criem estratégias com foco nesses aspectos.

Segundo informações do Google, os links funcionam como um primeiro sinal de que uma página tem potencial para ser apresentada nos resultados de busca, enquanto os cliques confirmam ou negam esta premissa, pois indicam como os usuários interagem com ela. Já as palavras-chave demonstram a relevância do conteúdo para as consultas dos usuários. Elas funcionam como uma espécie de ponte entre o que as pessoas pesquisam e o conteúdo oferecido. 

No final de 2023, alguns documentos confirmaram ao público aspectos do funcionamento interno do Google. As informações vieram à tona durante o depoimento do vice-presidente de pesquisa da empresa, Pandu Nayak, em um julgamento antitruste. 

Os documentos confirmaram que o buscador tem dificuldades para ler e avaliar o conteúdo. Isso significa que, ainda que o Google consiga identificar palavras-chave para compreender do que se trata um texto, entender a semântica do material e avaliar a sua qualidade e utilidade ainda são desafios. 

Por outro lado, o Google é capaz de reconhecer como os usuários interagem com um conteúdo. Quando alguém clica em um resultado de busca e retorna à página de pesquisa para clicar em outro site, o “sinal” é compreendido. A interação entre o que aparece na SERP – que é a página de resultados do mecanismo de pesquisa – e o comportamento de cliques possibilita ao buscador ajustar os resultados exibidos.

Estratégias ajudam a criar presença sólida na internet

Para alcançar uma boa classificação nos resultados de pesquisa, os especialistas em SEO realizam estratégias específicas. Entre as principais está o trabalho de fazer com que outros sites criem links que apontem para um determinado domínio. Assim, o Google entenderá que apresentar aquele conteúdo ao usuário pode valer a pena.

Dessa forma, quem sabe o que é link building e como fazê-lo corretamente sai à frente da concorrência. A prática permite conseguir que outros sites publiquem links que apontem para um determinado domínio por meio da publicação de conteúdos úteis e de qualidade. Os links são percebidos pelo Google como “votos de confiança”, indicando que a página merece ser destacada nos resultados de pesquisa.

Para garantir a sustentabilidade nos resultados de busca, sem trapacear, é preciso investir em conteúdos úteis, otimizados e que ofereçam uma boa experiência para o usuário. Uma agência especializada em link building pode ajudar nesse tipo de trabalho. Com uma equipe especializada, é possível trabalhar notícias exclusivas, análises contextuais, opiniões convincentes, entrevistas aprofundadas, entre outras alternativas recomendadas pelo próprio Google. 

Os profissionais podem, ainda, orientar sobre as técnicas de SEO que buscam manipular os resultados do Google, como links em comentários, conteúdo duplicado e link farm, que consiste na aglomeração de publicações com links apenas para aumentar o número de backlinks. 

A compra de backlinks também deve ser orientada para seguir a lógica de relevância contextual e utilidade, não correndo o risco de incluir links em um site de maneira aleatória, que não seja importante para a compreensão do usuário.

Dicas para criar conteúdo de qualidade

À medida que bons conteúdos são criados, acumulando links de diversas fontes durante um período prolongado, o Google começa a classificar as páginas em seus resultados. 

Além da qualidade e dos backlinks, é preciso que os usuários cliquem nos sites e permaneçam por um tempo para que o buscador entenda que aquele conteúdo é realmente relevante. 

Algumas dicas para criar conteúdo de qualidade incluem fazer um material envolvente e fácil de ler, recomendar ao leitor outras histórias relacionadas ao tema   e proporcionar uma boa experiência ao usuário. 

Além disso, há aspectos indispensáveis para o SEO que devem ser analisados, como um conteúdo bem estruturado e com legibilidade, a linkagem interna correta e o carregamento rápido da página.