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Como criar a comunicação visual de sua empresa para feiras e congressos

10.06.2023

A comunicação visual é uma das formas mais eficazes de fortalecer a imagem de uma marca. Em feiras e congressos, há uma grande oportunidade de gerar autoridade para a empresa através de ações e estratégias de marketing. Além de pensar em estratégias para atrair mais pessoas ao stand da marca, também é preciso apostar nos materiais certos para realizar as sinalizações com as chapas de poliestireno.

Feiras e congressos são eventos que concentram diversas empresas, entre concorrentes e parceiros, e uma boa comunicação visual é essencial não só para atrair potenciais clientes, como também para gerar novas parcerias comerciais. A exposição de seus produtos e serviços pode fazer toda a diferença para o sucesso da comunicação da marca.

Qual é a importância da comunicação visual para marcas em eventos?

A estratégia de comunicação visual para marcas em eventos é de suma importância para gerar mais oportunidades de negócios. As marcas que geram uma boa experiência e que ficam na cabeça do cliente são muitas vezes reconhecidas pela sua identidade visual.

Em uma feira gastronômica seria muito mais fácil identificar stands de marcas como o McDonalds ou Burger King, por exemplo, pois de longe você enxerga suas placas de PVC expandido com suas cores e logos características. Essas marcas têm uma comunicação visual bem difundida, elas utilizam cores, formatos e imagens que se caracterizam como figuras que identificam a marca.

No caso de marcas pouco conhecidas, uma estratégia de comunicação visual com peças bem sinalizadas e dispostas no stand ajuda a atrair a atenção, criando um diferencial competitivo para a empresa e potencializando a atração de clientes.

Confira abaixo algumas dicas de como criar a comunicação visual da sua empresa para feiras e congressos:

Organize o seu stand para feiras e eventos

O stand da sua marca deve ser o mais organizado e atrativo possível. Na hora de montar a estrutura e a ornamentação do stand foque em promover uma boa experiência para o cliente. Utilizar peças visuais como banners, totens e chapas é essencial para que o espaço reforce a identidade visual da marca e sinalize com clareza todas as ações que estão sendo desenvolvidas no local.

Inclusive, vale ressaltar que a organização do stand deve começar antes mesmo do evento, com a escolha de uma boa posição para o stand da sua marca. O stand precisa ser facilmente observado de qualquer lugar do evento. Além das peças visuais de fachada e de atração, você também pode se utilizar de pufes, bancos e sofás para oferecer mais conforto aos clientes.

Identidade visual é a chave para gerar engajamento com o público

A identidade visual é essencial para atrair clientes. Em feiras e congressos, um dos principais objetivos é gerar engajamento com o público presente. Além de gerar autoridade para a marca, cores e imagens ajudam na identificação da marca. Aqui voltamos aos exemplos do MCDonalds e Burger King, que construíram uma marca tão forte que consegue ser identificada por clientes por meio de uma embalagem ou brinde.

Outra dica importante é que a identidade visual deve nortear toda a estratégia de comunicação visual. Além de estar presente nas sinalizações do stand, todos os produtos, brindes e ações desenvolvidas no stand devem ajudar a reforçar a imagem da marca pelas suas cores e elementos.

Monte uma estratégia de comunicação para o evento

O bom uso das peças visuais no stand da marca passa por uma estratégia de comunicação que engloba todas as fases do evento. É importante entender que a comunicação visual começa bem antes do dia do evento. Uma boa pré-produção pode ajudar na montagem de uma estratégia mais eficiente.

O primeiro passo é definir a mensagem e objetivos da marca no evento e a partir disso desenvolver um cronograma de atividades e a abordagem que será utilizada no dia. Com isso, a marca pode desenvolver ações para o dia do evento e para o pós, como a entrega de brindes para todos os visitantes.

A comunicação visual é um fator importantíssimo para o relacionamento das marcas em feiras e congressos. Em um local repleto de oportunidades de negócios, preparar a comunicação visual da marca é fundamental para gerar engajamento e conversões para a empresa.