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4 formas de posicionar no Google produtos de um e-commerce

11.08.2023

Se você tem uma loja de tênis online, sabe que a concorrência é grande e que é preciso se destacar para atrair e fidelizar clientes. Uma das formas mais eficientes de fazer isso é através do posicionamento no Google, ou seja, aparecer nos primeiros resultados da busca orgânica quando alguém procura por produtos relacionados ao seu nicho.

Mas como conseguir isso? Existem diversas estratégias de SEO (Search Engine Optimization) que podem te ajudar a melhorar o seu ranqueamento e aumentar o tráfego e as vendas do seu e-commerce. Neste artigo, vamos te mostrar 4 formas de posicionar no Google produtos de um e-commerce, usando como exemplo o tênis Puma plataforma feminino, um dos modelos mais procurados pelas consumidoras.

1. Faça uma pesquisa de palavras-chave

A primeira coisa que você precisa fazer é descobrir quais são as palavras-chave mais relevantes para o seu produto e para o seu público-alvo. As palavras-chave são os termos que as pessoas digitam no Google quando querem encontrar algo na internet. Por exemplo, se alguém quer comprar um tênis Puma plataforma feminino, ela pode digitar “tênis Puma plataforma”, “tênis Puma plataforma feminino”, “tênis Puma plataforma preto”, “onde comprar tênis Puma plataforma” e assim por diante.

Para fazer uma pesquisa de palavras-chave, você pode usar ferramentas gratuitas como o Google Keyword Planner, o Ubersuggest ou o Semrush. Essas ferramentas te mostram o volume de busca, a dificuldade de ranqueamento e a intenção de compra de cada palavra-chave. Assim, você pode escolher as melhores opções para o seu produto e criar conteúdos otimizados para elas.

2. Crie títulos e descrições atraentes

Depois de escolher as suas palavras-chave, você precisa criar títulos e descrições que chamem a atenção dos usuários e do Google. Os títulos e as descrições são os elementos que aparecem nos resultados da busca e que influenciam na decisão de clicar ou não em um link.

Para criar títulos e descrições atraentes, você deve seguir algumas boas práticas, como:

– Usar a palavra-chave principal no início do título e da descrição;

– Usar termos que despertem a curiosidade, o interesse ou a urgência do usuário;

– Usar números, listas ou perguntas para facilitar a leitura;

– Usar emojis, se for adequado ao seu público e ao seu produto;

– Respeitar o limite de caracteres (cerca de 60 para o título e 160 para a descrição).

Veja alguns exemplos de títulos e descrições para o produto tênis Puma plataforma feminino:

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3. Otimize as imagens do seu produto

As imagens são elementos essenciais para um e-commerce, pois elas mostram como é o produto, seus detalhes, cores, tamanhos e formas de uso. Além disso, as imagens também podem ajudar no posicionamento no Google, se forem otimizadas corretamente.

Para otimizar as imagens do seu produto, você deve seguir alguns passos, como:

– Escolher imagens de alta qualidade, com boa iluminação, foco e resolução;

– Usar diferentes ângulos e perspectivas do produto, incluindo fotos com modelos ou em cenários reais;

– Usar um fundo neutro ou transparente, para destacar o produto e facilitar a edição;

– Reduzir o tamanho das imagens, para que elas não prejudiquem o carregamento da página;

– Usar o formato JPG ou PNG, que são os mais recomendados para a web;

– Renomear o arquivo da imagem com a palavra-chave principal e separar as palavras com hífen (por exemplo, tenis-puma-plataforma-feminino.jpg);

– Inserir um texto alternativo (alt text) na imagem, que descreva o que ela mostra e contenha a palavra-chave principal (por exemplo, alt=”Tênis Puma plataforma feminino preto com detalhes em rosa”);

– Inserir uma legenda na imagem, que complemente o texto alternativo e contenha a palavra-chave secundária (por exemplo, legenda=”O tênis Puma plataforma feminino é perfeito para quem busca conforto e estilo”).

4. Crie conteúdos relevantes para o seu produto

Por fim, uma das formas mais eficazes de posicionar no Google produtos de um e-commerce é criar conteúdos relevantes para o seu produto. Os conteúdos podem ser artigos de blog, vídeos, podcasts, infográficos, e-books ou qualquer outro formato que agregue valor ao seu público e responda às suas dúvidas, necessidades e desejos.

Para criar conteúdos relevantes para o seu produto, você deve seguir algumas dicas, como:

– Definir uma persona, ou seja, um perfil semi-fictício do seu cliente ideal, que represente as suas características, comportamentos e preferências;

– Fazer um planejamento editorial, ou seja, definir os temas, os formatos, as palavras-chave, as datas e os canais de divulgação dos seus conteúdos;

– Seguir as boas práticas de SEO, ou seja, usar as palavras-chave de forma natural e estratégica nos títulos, nas introduções, nos subtítulos e nas conclusões dos seus conteúdos;

– Usar uma linguagem clara, objetiva e adequada ao seu público e ao seu produto;

– Usar recursos visuais, como imagens, vídeos, gráficos ou ilustrações, para tornar os seus conteúdos mais atrativos e dinâmicos;

– Inserir links internos e externos nos seus conteúdos, para aumentar a autoridade do seu site e facilitar a navegação do usuário;

– Inserir chamadas para ação (CTA’s) nos seus conteúdos, para incentivar o usuário a realizar uma ação desejada, como comprar o produto, se inscrever na newsletter ou compartilhar nas redes sociais.

Com essas 4 formas de posicionar no Google produtos de um e-commerce, você pode aumentar a visibilidade da sua loja de tênis online e atrair mais clientes potenciais. Lembre-se de monitorar os resultados das suas estratégias de SEO e fazer ajustes sempre que necessário. Assim, você pode garantir que o seu produto esteja sempre entre os primeiros colocados na busca orgânica.

Esperamos que este artigo tenha sido útil para você. Se você gostou das nossas dicas, deixe um comentário abaixo ou compartilhe nas suas redes sociais. E se você quer comprar um tênis Puma plataforma feminino com o melhor preço e qualidade, visite o nosso site e confira as nossas ofertas!