Tráfego orgânico é aquele conquistado naturalmente, sem interferência de anúncios pagos, oriundos dos mecanismos de buscas e trazidos para o seu site sem que você precise pagar para atraí-los. Ou seja, é o resultado de um trabalho de SEO bem desenvolvido no marketing digital e de conteúdo. Abaixo, nós listamos 4 dicas poderosas de como otimizar esse processo para conquistar mais visitantes.
Otimize o conteúdo que você já tem no site
É bem provável que o seu site tenha conteúdos com ótima performance e outros, nem tanto. O baixo desempenho pode, no entanto, ser revertido com um bom trabalho de marketing de conteúdo. Para isso, é possível fazer alguns ajustes para obter resultados. Otimizar textos antigos e republicá-los é uma delas. Atualizar uma URL já existente é outra, na medida em que ela já possui um histórico estabelecido e conseguiu algumas posições no ranqueamento, o que é melhor do que uma página nova iniciada do zero.
Da mesma maneira que, para melhorar o tráfego orgânico, é possível republicar conteúdos, é aconselhável excluir uma parte que não precisa ocupar espaço no seu site. Alguns exemplos: vagas antigas, informações sobre produtos e serviços que não são mais oferecidos, perfis de colaboradores que não fazem mais parte do time podem e devem ser eliminados.
Obtenha backlinks de sites de autoridade
Obter backlinks de sites de autoridade é sinônimo de credibilidade para a sua página. Existem algumas formas de conseguir isso, e vamos listar algumas. Uma delas é quando sua marca é mencionada em um outro site – e esta é a parte mais difícil. Essa ação deve ser valorizada, e você pode aproveitar para pedir ao site que adicione o link para o seu site – provavelmente não terão oposição a isso.
Em se tratando de backlinks de sites, links de listagens, como fornecedores, parceiros e títulos como “melhores restaurantes”, “principais passeios da cidade” e “produtos mais usados para caça e pesca”, entre milhões de outros exemplos, são valiosas por indicar sua página. Links de recursos é uma outra estratégia eficaz, na medida em que funcionam em sites que recomendam ferramentas ou empresas, por exemplo. Por vezes, basta entrar em contato com o administrador do site ou, mais simples ainda, preencher um formulário.
Melhore os links internos
Essa é uma tarefa parecida com “dever de casa”. Em outras palavras, não adianta buscar melhorias no tráfego orgânico fora do seu ambiente, se dentro dele você não fizer os ajustes necessários. Para isso, há algumas alternativas: apresentar conteúdos recomendados, criar uma hierarquia de links internos e usar páginas mais relevantes para impulsionar conteúdos mais importantes, por exemplo.
Otimize imagens e reduza o tempo de carregamento do site
Toda ação em SEO demanda um por quê. Otimizar imagens e reduzir o tempo de carregamento do seu site é vital para que ele se torne mais rápido. Desta forma, é possível reduzir o tamanho do arquivo sem perder a qualidade. Como resultado, se consome menos recursos, carregando mais rápido e melhorando o tráfego orgânico.
Contrate uma empresa especializada em SEO
Investir em SEO e obter sucesso com tráfego orgânico requer planejamento e estratégias diferenciadas que se complementam a médio e longo prazos. Neste sentido, contratar uma empresa especialista em marketing digital como a Vox Digital é o diferencial que seu negócio precisa para alcançar novos patamares em se tratando de tráfego orgânico. Nossa equipe está pronta para atender você: venha fazer parte do nosso time!