Um estudo produzido pela NTT Data, em parceria com a MIT Technology Review, aponta que 70% das principais empresas da América Latina aumentaram o seu nível de investimento em marketing digital em 2021.
Os dados também apontam que os investimentos em marketing digital devem seguir crescendo neste e nos próximos anos. O estudo também mostra a importância de contar com uma empresa especializada em SEO, CRM e outras áreas essenciais do marketing digital.
Estudo mostra que investimento em marketing digital deve seguir crescendo
A NTT Data e a MIT Technology Review prepararam o estudo “Marketing digital na América Latina: A experiência do cliente como o centro da estratégia”, em que entrevistaram 60 gestores das principais empresas do Brasil, Chile, Argentina, Colômbia e México.
Além de 70% dos gestores apontarem um crescimento nos aportes em marketing digital no último ano, os entrevistados também ressaltaram que o investimento nessa área representa 60% do investimento total em marketing das empresas.
O crescimento dos investimentos em marketing digital nos últimos anos é bastante elevado. O estudo aponta que o número de empresas que investem em estratégia de marketing digital mais do que dobrou nos últimos três anos.
Em 2019, apenas 40% das empresas tinham uma estratégia de marketing digital. Na atual pesquisa, esse número saltou para 90%.
Os números também mostram que 44% das empresas conseguiram atingir seus objetivos de marketing digital e 28% dizem ter conseguido alinhar a estratégia de marketing com os objetivos do negócio.
O estudo também aponta que o foco das empresas é apostar em um marketing com base em dados para melhorar a experiência do cliente. A ideia é ter uma equipe de marketing preparada para atingir o consumidor da maneira certa e garantir mais vendas.
Quais são as principais ferramentas de marketing usadas pelas empresas?
A pesquisa aponta que as ferramentas com maior investimento no marketing digital das empresas são CRM (82%), SEO (59%), ferramentas para gerenciamento de campanhas (57%) e as ferramentas de escuta social (38%).
Em relação às empresas latino-americanas, o foco no investimento de SEO é fundamental, por isso 59% usam ferramentas de SEO em suas estratégias de marketing digital.
Quando perguntados sobre a importância do SEO para a estratégia de marketing digital da empresa, 61% dos gestores afirmaram que é um fator intermediário e avançado em suas estratégias de marketing.
Os pesquisadores apontam que um dos principais desafios do marketing é alcançar o cliente e fazer com que ele compre, e o SEO possui ferramentas que permitem um direcionamento mais eficaz, com base em dados e na otimização da estratégia.
Instagram é a rede social preferida para marketing digital
Segundo a pesquisa, o Instagram é a principal rede social para 87% das empresas que investem em marketing digital. A rede é seguida por Facebook (76%), LinkedIn (53%) e Youtube (53%).
O TikTok apareceu na lista com apenas 18%, mas há uma expectativa de que a rede apareça no top 3 dos investimentos de 2022, já que foi uma das redes que mais cresceu nesse ano.
A pesquisa mostra que o investimento das empresas em redes sociais é guiado pelo interesse de potenciais consumidores. No Brasil, segundo o “Panorama Mobile Time/Opinion Box – uso de apps no Brasil”, o Instagram só perde para o WhatsApp entre as plataformas sociais mais acessadas pelos consumidores brasileiros.
Outra pesquisa do Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre “mensageria no Brasil” aponta que 59% dos usuários se comunicam com as marcas pelo Direct do Instagram com o objetivo de comprar produtos, tirar dúvidas, ter suporte técnico e receber promoções exclusivas.
A expectativa de crescimento dos investimentos em marketing digital deve ser confirmada nos estudos de 2022. Com o crescimento de novas plataformas sociais, como o TikTok, uma guinada para investimentos em SEO e vídeo devem acontecer nos próximos ano