Home / Blog / Por que as palavras chave são cruciais no marketing de conteúdo.

Por que as palavras chave são cruciais no marketing de conteúdo.

15.12.2022

Todo negócio deve marcar presença no ambiente digital. Os hábitos de consumo mudaram muito graças à tecnologia.  E a pesquisa de palavras chave tem se tornado um ponto muito debatido.

Isso porque o marketing digital assume a responsabilidade por grande parte dos produtos e serviços disponibilizados para uma marca ou negócio e para o mercado consumidor. 

O objetivo das palavras-chave é fazer com que sua marca se destaque naquela busca e atraia a atenção dos clientes.

Portanto, você precisa entender como definir essas palavras para aproveitar ao máximo suas estratégias de marketing digital – em especial, de marketing de conteúdo.

Quer entender melhor como isso funciona? Continue lendo! 

Explicando as palavras-chaves

Toda vez que um usuário busca por uma frase ou termo no Google, trata-se de uma palavra-chave. Ou seja, estamos falando da essência do marketing de conteúdo. 

A pesquisa de palavras-chave é uma parte importante da criação de uma estratégia focada em SEO.

Como esse é o processo de análise e localização dos termos de pesquisa para os quais você deseja que o conteúdo do seu site seja classificado, é importante criar uma ampla lista de palavras-chave em torno das quais construir seu conteúdo. 

Esse processo envolve um melhor entendimento do mercado de medicina do trabalho clínica e pode ser feito por meio da criação de uma buyer persona.

Assim, é possível oferecer uma solução especialmente pensada para os problemas que o público da sua marca tem. 

Mas por que elas são tão importantes?

A pesquisa de palavras-chave fornece às empresas informações valiosas, seja sobre termos de pesquisa ou perguntas feitas por pessoas que usam mecanismos de pesquisa.

Sua estratégia de SEO e marketing de conteúdo deve se basear em conhecer as palavras-chave que seu público-alvo está procurando, como “compressor parafuso manutenção”.  

Isso permite que o site otimize as palavras-chave certas e corresponda ao que o público está procurando, aumentando a probabilidade de o conteúdo ser entregue corretamente. 

Todo esse caminho direciona o tráfego para o site e aumenta as conversões de leads em clientes, maximizando as 4 etapas do inbound marketing: atração, conversão, venda e retenção.

Todos esses pontos podem ser explorados ​​com base em palavras-chave que são usadas para o pulverizador agrícola preço e, portanto, podem indicar interesse em produtos e serviços disponíveis.

Como integrar palavras-chaves ao marketing de conteúdo?

À medida que o SEO evoluiu, a intenção do usuário se tornou um dos fatores de classificação mais importantes.

Isso significa que é mais importante que sua página resolva o problema que o usuário está tentando resolver ao pesquisar, do que apenas usar a palavra-chave no conteúdo. 

Ou seja, não basta inserir dezenas de termos descontextualizados. Eles precisam ter coerência com todo o material, e ir de acordo com as dicas a seguir!

Escolha quais temas são relevantes ao seu negócio

Comece a pensar nos tópicos que deseja abordar em termos de produtos e serviços. Faça uma lista de assuntos que sejam de interesse para a manutenção de máquinas industriais e, em seguida, pesquise palavras-chave específicas para esses tópicos.

Em geral, você deve escolher os tópicos mais importantes e as perguntas que mais surgem quando você fala com fornecedores e clientes.

Pesquise as palavras-chave certas

Agora que você restringiu alguns tópicos nos quais deseja se concentrar, é hora de identificar as palavras-chave que se enquadram nesses tópicos.

São os termos que você considera importantes nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa.

O objetivo desta etapa não é fechar o número de termos que você vai usar. Até agora, detalhamos apenas possíveis termos que acreditamos que os clientes usarão ao pesquisar conteúdo sobre esse tópico. Precisamos restringir essa lista às palavras-chave mais estratégicas.

Use palavras-chave de cauda longa e curta

Depois de listar os tópicos principais, você precisa preencher todas elas com subtópicos a serem direcionados a objetivos de sua marca.

Pense no que você deseja realizar no serviço de aluguel de empilhadeira:

  • Atrair novos clientes;
  • Reter perfis já convertidos;
  • Divulgar novos serviços;
  • Aumentar o tráfego.

Dependendo do objetivo, as palavras-chave podem ser de cauda longa, formando frases quase completas que correspondem aos mecanismos de pesquisa do lead; ou palavras de cauda curta, mais genéricas.

O ideal é combinar palavras-chave para atingir bons usuários e segmentar/qualificar esses leads para a intenção da empresa.

Vale ressaltar que nesta etapa é necessário listar as palavras-chave que o público-alvo está realmente procurando.

Use ferramentas de planejamento

Agora que você restringiu suas palavras-chaves, é hora de obter alguns dados quantitativos. Existem muitas ferramentas à disposição para isso.

Com o Keyword Planner, você pode encontrar informações sobre suas palavras-chave, como previsões de volume e tráfego de pesquisa.

Use esta ferramenta para observar quais termos em sua lista têm maior ou menor volume, pois cria uma visão geral para ajudá-lo a criar uma correspondência saudável.

Você pode coletar mais informações para sua estratégia no Google Trends. Por exemplo, com base nas tendências e previsões do Google Trends, avalie se a palavra-chave “empresa de galpão pré moldado” pode realmente ser útil para a estratégia.

Conheça as variáveis da pesquisa de palavras-chaves

A pesquisa de palavras-chave pode ser feita de várias maneiras, seja por meio de processos ou de ferramentas diferentes.

A seguir, falaremos sobre algumas das variáveis ​​que consideramos mais importantes para uma pesquisa de palavras-chave eficaz, confira!

Volume

Este é o aspecto que representa o número de pesquisas mensais de um determinado termo no Google.

É uma variável muito importante porque é fundamental ter certeza de que muitas pessoas estão realmente procurando pelas palavras-chave pelas quais você deseja competir. 

Lembre-se: se for utilizar a ferramenta para localizar o volume de buscas, não se esqueça de verificar se está filtrando apenas as buscas no Brasil.

Intenção de Compra (Estágio do Funil)

Esta é uma variável que ajuda você a decidir sobre um termo. Por exemplo, uma palavra relacionada ao seu produto ou serviço é considerada uma palavra com alta intenção de compra.

Por outro lado, um termo do seu mercado relacionado à resolução de um problema que seu produto resolve pode ser percebido como baixa intenção de compra.

Dificuldade

Há palavras que já são utilizadas em sites muito relevantes, enquanto outras ainda oferecem muito espaço para novas marcas. 

Isso torna seu site muito difícil de classificar para alguns termos. Portanto, a dificuldade da palavra-chave deve ser considerada.

Uma dificuldade alta significa que os sites com classificação mais elevada têm autoridade, o que dificulta a classificação da concorrência.

Aqui é importante não confundir as dificuldades orgânicas com a concorrência do Google Ads. “Concorrência” significa que muitas empresas comprarão uma determinada palavra, e pode não ser uma palavra muito difícil.

Oportunidade

Esta variável é pouco utilizada, mas é muito importante na hora de decidir apostar em uma palavra-chave.

Sabe quando você faz uma busca no Google e além dos resultados orgânicos aparecem outros elementos como resultados de busca de vídeos, imagens, empresas locais, mapas, anúncios, etc.? 

Todos esses elementos reduzem a taxa de clique dos resultados orgânicos porque acabam chamando a atenção dos usuários para outros elementos.

Portanto, quanto mais elementos adicionais houver no resultado, menor será a oportunidade para um determinado termo.

Posição atual

Essa variável fornece uma visão completa do desempenho do seu site para uma determinada palavra-chave, pois representa a posição atual nesse contexto.

Com tal diagnóstico, você pode verificar em quais páginas precisa investir e otimizar seu conteúdo para melhorar seu posicionamento com base na criação de conteúdo.

Mais ferramentas de pesquisa de palavras-chaves

Como você viu, a busca começa listando palavras-chave relacionadas ao seu produto e ao tipo de solução que sua empresa utiliza. Mas como reconhecê-las e como proceder?

Há várias ferramentas prontas para ajudá-lo – até mesmo gratuitas! A Semrush é uma delas: ferramenta de SEO usada por muitos profissionais de marketing. 

Além de fornecer uma variedade de métricas relacionadas a palavras-chave, também possui um recurso de página de rastreamento que fornece informações diárias sobre o desempenho de suas palavras-chave. 

Ela fornece dados de pesquisa paga e orgânica, incluindo CPC, contagem de palavras-chave e palavras-chave relacionadas.

Também é útil para análise competitiva porque mostra quais palavras-chave seus concorrentes estão classificando.

O Ubersuggest é outra ferramenta de SEO, disponível em versão gratuita, que informa o volume de pesquisa mensal de uma palavra-chave, bem como a mídia paga e os valores que os concorrentes gastam em todas as suas pesquisas. 

Existe um plug-in do Ubersuggest que coleta dados em todas as pesquisas por uma palavra-chave específica, não apenas no Google, mas também em sites como YouTube e Amazon.

O mundo das keywords nunca esteve tão acessível para você! Comece hoje mesmo a se destacar no marketing de conteúdo com elas.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.