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Marketing Digital: a Jornada do Consumidor e como ela funciona

Postado em 11 out 2016 in Novidades

Veja como focar as estratégias de marketing digital da sua empresa em quem realmente interessa entendendo a Jornada do Consumidor

marketing digital

Dizer que uma empresa tem foco no consumidor não é apenas um clichê ou frase feita. Porém, a prática de estratégias que confirmam essa teoria nem sempre são usuais a ponto de mudar crenças e relações internas e externas de alguns negócios. Empresas que partiram para o entendimento do comprador e saíram do discurso para fazer acontecer têm sempre o hábito de estudar hábitos de compra. Empresas que praticam este foco se orientam para entender as necessidades e compreender os comportamentos de quem está do outro lado. É exatamente o oposto de da venda empurrada, aquela em que você tenta convencer o cliente a levar um produto ou serviço de qualquer forma.

Para iniciar este processo é preciso entender os estágios da compra: descoberta, consideração e decisão. O 1° diz respeito ao gatinho interno ou externo que provoca o status quo; o 2° é aquele em que a empresa chega ao estágio de “vai ou racha’ na hora de ser considerada por um comprador em potencial, quando ele faz comparações; e o 3° momento do ciclo de compras é onde a decisão será tomada. Em suma: garantir a sua liderança na mente do consumidor até a seleção final é fundamental para converter a oportunidade em negócio. Vejamos um exemplo de como isso se processa na cabeça das pessoas: ela precisa aumentar suas chances de passar no vestibular (descoberta/consciência); sabe que pode procurar um cursinho pré-vestibular para se preparar melhor (consideração); pode fazer um cursinho intensivo para pagar por menos tempo ou extensivo para fixar melhor todo o conteúdo (decisão). Para ser encontrado por uma pessoa como essa, é preciso ter clara a estratégia de marketing digital que será utilizada. É primordial encontrar os usuários que estão no primeiro estágio para nutri-los e mantê-los próximo a você, para que na hora que estiver pronto para comprar ele lembrar do seu serviço (neste exemplo) ou produto.

Portanto, tenha em mente que cada um de nós desenvolve a Jornada do Consumidor internamente, buscando informações antes de tomar nossa decisão de compra. Com os clientes que você deseja atrair para o seu negócio funciona da mesma maneira. Planeje seus conteúdos de marketing digital pensando na jornada de compra para cada um dos seus clientes em potencial. Montar uma agenda com alternância de publicações sobre os três estágios da Jornada do Consumidor é uma ótima dica. Desta forma, você potencializa tudo o que está fazendo para abraçar seu público-alvo nos sistemas de busca e atrair novos visitantes para o seu negócio na internet.

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